Imposto de Renda: prazo final está chegando!

25 de abril de 2019

                                                                                                                        Este é o último mês para a entrega da declaração do IR

Muitas pessoas ainda deixam para fazer a declaração do imposto de renda perto do prazo final, o que implica em vários riscos e dificilmente traz alguma vantagem. Preparar os documentos em cima da hora aumenta as chances de cometer erros e cair na malha fina – quanto mais cedo a declaração for enviada, maior a chance de receber a restituição logo nos primeiros lotes. A temporada de entrega das declarações acaba no dia 30 de abril. A multa para o contribuinte que não fizer ou entregar a papelada fora do prazo será de, no mínimo, R$ 165,74, sendo limitada a 20% do imposto devido. Veja abaixo alguns motivos para não deixar a declaração do IR para última hora:

Risco de erros
Todo o processo de preenchimento dos documentos exige muita atenção, já que qualquer erro pode levar à malha fina. Diferenças entre valores declarados pelo empregador e contribuinte, omissão de rendimentos ou de valores reembolsados, e lançamentos de dados em ficha errada são erros frequentes.

Imprevistos e esquecimentos
Deixar tudo para última hora aumenta os riscos de não conseguir toda documentação necessária. Contratos ou escrituras de compra e venda de imóveis e automóveis, notas fiscais de centro médicos, escolas ou de outros serviços de profissionais liberais podem demorar dias para serem obtidos.

Receber a restituição antes
A análise das declarações é feita por ordem de entrega; ou seja, quem declara por último também recebe por último a restituição – que é corrigida pela variação da taxa básica de juros (Selic), atualmente em 6,5% ao ano e cuja previsão do mercado é de manutenção ao longo do ano. Também é válido lembrar que os que receberem nos primeiros lotes têm a vantagem de usar o dinheiro para fazer a quitação antecipada de dívidas ou aplicações financeiras com rentabilidade acima da Selic. As datas de pagamento são: 1º lote, em 17 de junho de 2019; 2º lote, em 15 de julho de 2019; 3º lote, em 15 de agosto de 2019; 4º lote, em 16 de setembro de 2019; 5º lote, em 15 de outubro de 2019; 6º lote, em 18 de novembro de 2019; 7º lote, em 16 de dezembro de 2019.

Rede congestionada e conexão
Como a quantidade de acessos no sistema da Receita aumenta nos últimos dias, pode ocorrer uma instabilidade e acarretar algum problema ou fazer com que o contribuinte gaste mais tempo na tarefa.

Ajuda mais difícil
Deixar para entender os processos do programa da Receita e as novidades da declaração do IR 2019 nos últimos momentos pode ser impossível. Portanto, não deixe tudo pra última hora, assim você evita sofrimento e possíveis complicações.

 

11 de julho de 2025
The body content of your post goes here. To edit this text, click on it and delete this default text and start typing your own or paste your own from a different source.
11 de março de 2025
Como ajudamos pequenas empresas? ✅ Controle de contas a pagar e receber, garantindo que seus pagamentos e recebimentos estejam sempre organizados. ✅ Emissão de notas fiscais e boletos, facilitando a gestão do seu faturamento. ✅ Conciliação bancária, evitando surpresas e erros no fluxo de caixa. ✅ Relatórios financeiros detalhados, para que você tome decisões mais seguras e estratégicas. ✅ Conformidade fiscal garantida, evitando multas e problemas com o Fisco. 💡 Com o BPO Financeiro, você reduz custos, ganha mais tempo para focar no crescimento do seu negócio e evita dores de cabeça com burocracias! 📅 Não perca tempo! Entre em contato agora e descubra como a De Martino pode descomplicar a gestão da sua empresa!
17 de setembro de 2024
A Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz-SP) acaba de lançar a Nota Fiscal Fácil (NFF), uma plataforma que promete facilitar a vida de empresários e autônomos. A partir de 16 de setembro de 2024, MEIs, pequenos produtores rurais e transportadores autônomos poderão emitir NF-e, NFC-e, MDF-e e CT-e de forma simples e gratuita, diretamente pelo aplicativo disponível para Android e iOS. O grande diferencial do sistema é que ele não exige certificado digital, tornando o processo mais acessível. Além disso, o app funciona offline, permitindo a emissão de notas mesmo sem conexão à internet, com armazenamento direto no celular. Isso elimina a necessidade de softwares complicados e custos extras. Para os MEIs, é necessário um credenciamento voluntário no sistema de Nota Fiscal Eletrônica para aproveitar essa facilidade. Essa iniciativa faz parte de um esforço de modernização e desburocratização, simplificando o cumprimento de obrigações fiscais para pequenos empreendedores. Benefícios do Nota Fiscal Fácil: • Emissão sem certificado digital • Gratuito e acessível para smartphones • Funciona offline • Simplifica a emissão de NF-e e NFC-e Não perca essa oportunidade de facilitar a gestão da sua empresa com a Nota Fiscal Fácil!
Mais Posts