Documentações necessárias para a declaração do IRPF 2023
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A declaração do Imposto de Renda é uma obrigação anual dos contribuintes brasileiros e o período para que seja realizado o envio da documentação será entre 15 de março até 31 de maio de 2023.
Para garantir que a declaração seja feita corretamente e sem erros, é importante ter em mãos toda a documentação necessária. Neste texto, vamos listar os principais documentos que você deve separar para declarar o Imposto de Renda em 2023.
- Peça o informe de rendimento no RH da empresa (ou empresas) em que trabalha;
- Caso seja aposentado ou receba pensão pelo INSS, é necessário emitir o informe de rendimento;
- Se, possui renda de bens alugados solicite os informes de rendimentos a administradora de bens (imobiliária);
- Se você for profissional autônomo ou liberal (medico, dentista, psicólogo, advogado, etc.), separe todos os rendimentos recebidos no ano de pessoas físicas. (é necessário informar o CPF de quem você prestou serviço);
- Separe o informe de rendimento bancário, tanto de conta corrente, quanto de investimentos e informe de dívida e ônus, esse documento está disponível em formato digital pelo Internet Bank, a maioria das instituições não enviam mais via correspondência;
- Caso você tenha investimentos em ações ou cripto moedas em corretoras enviar os informes rendimento anual emitido pela corretora;
- Enviar os comprovantes de despesa com saúde, podendo ser recibos, notas fiscais e extratos de planos de saúde em seu nome e de seus dependentes;
- Providencie a documentação em caso de despesas com educação sendo esses gastos permitidos. Creche e escola do ensino fundamental, médio, superior, pós-graduação e técnico em seu nome e dos seus dependentes;
- Caso tenha efetuado, durante o ano, compra ou venda de bens imóveis e moveis, enviar os documentos que comprove a compra ou venda destes móveis e imóveis;
- Separe outros documentos como doações, heranças, pensão alimentícia, aluguel, previdência privada VGBL e PGBL.
Não se esqueça de conferir todas as informações e de preencher a declaração com cuidado para evitar problemas com a Receita Federal, essa documentação é fundamental para garantir que a declaração seja feita corretamente e sem erros.


